Logo da Crediativos no cabeçalho

Blog

“Você está se preparando para a aposentadoria?”

Uma pergunta como essa chega até a irritar pessoas avessas à organização financeira no dia a dia, tanto mais quanto a um futuro que parece tão distante que nem faz parte de suas preocupações.

Como certamente não é esse o seu caso – e mesmo que seja –, vamos avaliar, na sequência, alguns passos básicos para uma aposentadoria tranquila e segura no plano financeiro.

Organize-se

Embora muita gente acredite que planejamento financeiro é sinônimo de cortar gastos, a verdade é que ela vai muito além disso, e certamente inclui, entre outros tantos outros aspectos, um planejamento estratégico da aposentadoria. Ou seja, não depender exclusivamente da previdência social para desfrutar a vida com tranquilidade e segurança financeira quando você parar de trabalhar.

Antes mesmo de pensar na aposentadoria do INSS e, quando for o caso, dos funcionários dos serviços públicos, um primeiro movimento rumo a um futuro tranquilo passa por organizar o esforço de organização e poupança a curto e longo prazo.

Na sequência, comece a montar uma reserva financeira para situações imprevistas e procure comprometer-se seriamente com ela, tratando de repor eventuais saques emergenciais.

Essa reserva pode ser formada por poupança ou por alternativas seguras e mais rentáveis, como CDBs, fundos de investimento, títulos do Tesouro Direto. Planos de previdência privada, como VGBL e PGBL, também são opções seguras, com a vantagem da isenção de imposto de renda sobre os rendimentos.

Confira a seguir alguns passos importantes para o planejamento da sua aposentadoria.

Avalie suas finanças pessoais

Faça um balanço global das suas finanças pessoais, procurando mapear com precisão sua renda, seus custos fixos e variáveis, investimentos atuais, bens e dívidas. Isso lhe permitirá ter clareza sobre o seu patrimônio líquido, que se resume na diferença entre o que você possui (ativos) e as suas despesas recorrentes (passivos). É importante revisar esse número anualmente para conferir se será necessário algum ajuste de rota nas suas metas e no plano traçado.

Defina seus objetivos de aposentadoria

O simples objetivo de se aposentar é muito vago. É importante saber o que você deseja para a sua aposentadoria. Pergunte-se quanto você gostaria de ter disponível para gastar por mês, em quanto tempo quer se aposentar, qual estilo de vida deseja manter e quais são seus planos para viagens, hobbies e outras atividades. Ter uma visão clara de seus objetivos ajudará a determinar quanto você precisa acumular até a data definida para a sua aposentadoria.

Planeje suas fontes de renda de aposentadoria

Identifique todas as fontes de renda potenciais para a sua aposentadoria, incluindo a Previdência Social, fundos de pensão, investimentos, renda de aluguéis ou qualquer outra fonte de renda passiva. Calcule quanto cada fonte pode contribuir para sua renda mensal de aposentadoria.

Crie uma estratégia para poupar e investir

Com base na diferença entre suas necessidades estimadas de aposentadoria e suas fontes de renda previstas, estabeleça quanto você precisa economizar e investir a cada mês para alcançar seus objetivos. Considere diferentes veículos de investimento, como fundos de aposentadoria, ações, títulos e imóveis, e lembre-se de diversificar seu portfólio para minimizar os riscos.

Conheça as opções de previdência privada

A Previdência Privada é uma das modalidades de investimento mais conhecidas para quem planeja a aposentadoria. Ela funciona como uma complementação à Previdência Social, oferecendo planos que podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada investidor. Os planos de Previdência Privada, como PGBL e VGBL, oferecem vantagens fiscais e permitem que você defina a periodicidade e o valor dos aportes, adaptando-se à sua capacidade de investimento.

Pesquise modalidades de investimentos

Procure entender quais os investimentos mais adequados para o seu perfil de risco, objetivos financeiros e horizonte de investimento. Os Fundos de Investimento, em geral, são uma opção atraente, reunindo recursos de diversos investidores para aplicar em uma carteira diversificada de ativos.

Existem fundos focados em diferentes perfis de risco e objetivos de investimento, incluindo fundos de renda fixa, ações, multimercados e imobiliários. A diversificação inerente aos fundos pode ajudar a mitigar riscos e buscar retornos consistentes ao longo do tempo.

Ações e Dividendos

Investir em ações pode ser uma ótima maneira de buscar crescimento do capital a longo prazo e gerar renda passiva por meio de dividendos. Escolher empresas sólidas e com histórico de pagamento consistente de dividendos pode proporcionar uma fonte de renda recorrente. No entanto, o mercado de ações envolve riscos, e é importante realizar uma análise cuidadosa e considerar a diversificação para proteger seu portfólio.

Considere a assistência profissional

Se você se sentir sobrecarregado com o planejamento da aposentadoria, pode ser útil buscar a orientação de um planejador financeiro profissional. Eles podem oferecer conselhos personalizados e ajudá-lo a navegar por opções de investimento complexas.

O velho INSS

Todas essas opções não excluem a contribuição para o INSS. Lembrando que será concedido quando preenchido os critérios informados pelo INSS.   Sejam quais forem as opções, lembre-se sempre: quanto mais cedo forem montadas suas carteiras de poupança e investimento, mais segura e fornida estará sua aposentadoria.

Leia também: /blog/parcelar-compras-sem-cartao-de-credito-e-possivel/

Categorias
Siga a Crediativos